Aula 06



Grupo de Estudos Doutrinários da Umbanda Aula 06. 
Niterói, 09 de setembro de 2016.


1. Oração de Abertura

Pai Nosso/ Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Que Assim Seja!

2. FACES DA INCORPORAÇÃO

Os especialistas em doutrina espírita, já identificaram mais de 40 tipos diferentes de mediunidade. Nós em nossa maioria trabalhamos com as seguintes;

Incorporação Consciente - Essa incorporação faz parte da nossa rotina dentro dos terreiros, pois é através dela que a maioria dos médiuns trabalha. A entidade se conecta com o médium através de uma ligação no nosso cérebro, na região do hipotálamo e do córtex cerebral. A entidade dessa forma envia as informações direto ao médium através de outros tipos de mediunidade como, A MEDIUNIDADE INTUITIVA, A AUDITIVA E A SENSITIVA. Essa incorporação utiliza todas as informações que o médium aprendeu na vida para que as mensagens consigam ser compreendidas e decifradas adequadamente.

O médium continuará consciente e perceberá todas as situações que ocorram no terreiro durante os trabalhos e quando desenvolvido corretamente e ciente de seu papel como médium, a atuação de seu Guia aumentará gradativamente através da capacidade de concentração e doação do médium nos trabalhos, situação em que o médium quanto mais praticante e consciente da filosofia da umbanda, mais ele passará a ter uma incorporação leve, e desligada dos movimentos dos seus braços, pernas e da boca, sem o seu comando e nesse patamar ele caminhará para semiconsciência.

Por ser a mais comum, é essa incorporação que mais confundi a mente de um médium no inicio de sua missão, o que o faz muitas vezes surgir à dúvida das mensagens e intuições recebidas em sua mente, onde imagina estar transmitindo com suas próprias palavras as comunicações que lhe chegam à mente o que não corresponde a realidade que vive o médium consciente quando integrado a uma corrente séria.
O médium consciente quando firme e convicto de sua missão mediúnica não dá importância ao fator consciência de sua mediunidade e segue com naturalidade na sua missão, adaptando-se aos meios que seu Guia usa para se comunicar e se fazer compreendido. Quanto mais dedicado a sua missão é o médium consciente, maiores serão as influencias de seus Guias, que vão cada vez mais se apresentar com mais força, aumentando muito a fé do médium em seus Guias. Mediunidade exige estudo constante, quanto mais aprofundamento na religião, menos confuso e duvidoso ele ficará.

SEMICONSCIENTE - É semiconsciente quando o Guia atua sobre o cérebro e o períspirito do médium, movimentando os órgãos da fala e os membros com maior facilidade e naturalidade, mas o médium poderá ter ainda em grande parte a visão do que ocorre a sua volta e percebe em grande parte o que ocorre no ambiente dos trabalhos. Nesta situação, o médium ao final da incorporação, terá vagas lembranças dos fatos e pessoas que com o seu guia tiveram contato. A manifestação da entidade será forte e claramente sentida pelo médium, porém, a lembrança dos fatos desaparece rapidamente, podendo-se comparar a um sonho, rapidamente esquecido. Esse tipo de mediunidade já é menos comum, ou seja, a cada 100 médiuns em início de seu desenvolvimento, 15 ou 20 estarão desta forma classificados.

 INCONSCIENTE - É médium inconsciente quando o Guia atua de forma ampla sobre o espírito, o cérebro e o períspirito do médium, ocorre quando o médium adormece, mas permanece ao lado do seu corpo, ligado fortemente pelo cordão de prata. Neste caso, a posse do guia sobre o corpo do médium é total. Uma vez terminada a incorporação, o médium de nada recordará dos fatos ou pessoas que com os seus guias tiveram contato.  Esse tipo de mediunidade NÃO É COMUM. Na média, a cada 100 médiuns, em início de seu desenvolvimento, de 1 a 3 médiuns poderão ser totalmente inconscientes.
Em qualquer situação as ligações de um Guia ao corpo astral de seu médium, são complexas e difíceis de explicar e exige do Guia, também grande aprendizado.

Conselho:

A inconsciência é o patamar que os médiuns de incorporação desejam alcançar, mas ela não é a ideal. Digo isso porque determinados guias deixam inconsciente, outros já deixam semiconsciente. O médium de incorporação também aprende com as comunicações de seus guias, se ele nunca puder ver nada, ficará privado desse conhecimento. Nas incorporações também contribuem para um bom resultado o estado emocional do médium no dia dos trabalhos, quanto mais desequilibrado estiver o médium, menor ou mais fraca será a atuação de seu guia. 

3. Sobre as Entidades da Umbanda.

Pode parecer cansativo, mas temos que reavivar todos os dias a nossa história, a história da nossa Umbanda. Para refletirmos sobre as dificuldades já vividas pelos nossos antepassados, e fazer justiça à liberdade que temos hoje. A Umbanda tem como característica a superação! Quando os portugueses aqui chegaram, muitos Índios foram mortos, juntamente com os africanos escravizados, nesse ambiente de vingança as crianças desses povos também foram mortas, os Índios e os Africanos também mataram muitas crianças dos homens brancos criando um ciclo de morte contemplada pela vingança. Além de toda essa situação, os povos africanos começaram a utilizar a sua religião e os seus conhecimentos para se vingar e se proteger das maldades sofridas utilizando a feitiçaria.
A Igreja católica não acredita na filosofia dos Espíritos, o Kardecismo trabalha com espíritos de pessoas de alto nível intelectual em vida como Doutores, o candomblé não trabalha com EGUNS, sendo assim surgiu nossa religião, com todos esses espíritos que viveram nesse período e que não tinham aonde trabalhar. A Umbanda foi criada para que pudessem dar passagens ás mensagens esclarecedoras vindas do alto, através desses espíritos que aqui viveram e são identificados como trabalhadores da falange do Cristo.   
Sendo assim essas são as linhas principais da Umbanda, os Caboclos, os Africanos e as crianças. Isso afasta da umbanda as lendas, e as histórias individuais de cada entidade. Aprendemos com os espíritos dos EGUNS e as energias dos orixás.

4. Orixás

Na nossa concepção religiosa, acreditamos sim nos orixás, mas de forma diferente da apresentada pelo Africanismo, por isso para nós não importa se a lenda dizia que o orixá era loiro ou negro, alto ou baixo, gordo ou magro. Para nós os Orixás são as QUALIDADES DE DEUS. Exemplo; Deus em sua criação tem suas qualidades, a Criação de Deus é uma qualidade a qualidade da Fé, que para nós é representada como Oxalá, o amor de Deus é representado por Oxum, a razão de Deus e representado como Xangô e Iansã, a morte é representada como Obaluaye e assim por diante.
Nossos orixás são as qualidades do nosso criador, essa é a grande importância da Umbanda o reconhecimento que os orixás são energias universais que vibram em toda a existência e criação, não importando o planeta, a galáxia ou o tempo em que existem ou existiu. Deus em suas sete qualidades nos deu os sete orixás que cultuamos na Umbanda, e dentro das qualidades estão às falanges dos espíritos consoladores trabalhadores do alto.

5. Regras da Casa.

Nossa casa, assim como qualquer outra tem suas regras, e elas devem ser obedecidas pelos médiuns e pelos guias espirituais que aqui vem para auxiliar na assistência, no desenvolvimento e na proteção da casa.
Durante a gira existem normas que devem ser seguidas, obedecidas acima de tudo, sem questionamentos, pois assim foi definido pelo Pai da casa.

È proibido aos médiuns;

- Ficar na assistência em qualquer horário, mesmo antes da gira ou durante os trabalhos.
- Ficar sentado durante a gira, a não ser que o médium esteja com problemas de saúde.
- A partir desta data, fica proibida a permanência de médiuns na parte superior do terreiro. O local dos banheiros e bebedouro. Só será permitida a subida diante autorização do Pai Adilson ou de quem estiver na frente do terreiro.
Obs.: Muitos médiuns usam esse espaço para confraternizar, fumar, descansar ou usar o celular. E por isso foi proibido o uso deste espaço sem autorização prévia.
- Médiuns novos prestarem consultas, fazerem o uso de Álcool e ou cigarros, charutos e cachimbos. Isso só será permitido se o Pai Adilson ou os médiuns de frente autorizarem.
- Médium se consultar com as entidades antes da assistência, como médium você já se preparou com banhos, ervas, defumação e firmeza do anjo de guarda, por isso você deve se consultar com seus guias, mentalizarem seus pedidos e confiar nas suas entidades, mas é claro teremos sempre exceções.
- Médiuns utilizarem a casa como ponto de encontro para paqueras ou fofocas, se aproveitarem dos trabalhos das sextas e ficarem se insinuando sexualmente para outros ou planejando saídas e noitadas dentro do terreiro. É claro que sempre haverá exceção, mas no geral é proibido o relacionamento de irmãos de santo, principalmente dentro da casa. Essa postura é importantíssima.

6. Oração de Encerramento

            Zambi, nosso pai justo e misericordioso, agradecemos as graças que nos tem abençoado. Agradecemos Senhor, pelos benefícios que nos concedestes, permitindo que os trabalhos desta casa, sob o patrocínio de nosso Bom Jesus, não fossem desviados dos fins a que se propunham.

            Maria, Virgem santíssima, receba nossos agradecimentos pela benevolência com que acolheste as nossas súplicas. São Jerônimo, padroeiro dos estudos das Sagradas Escrituras rogai a Deus por nós, para que suas palavras e o amor de Jesus o Cristo possam fazer parte de nossa vida em qualquer lugar que estejamos.

            Livrai-nos das perseguições dos maus espíritos e que a vossa luz e o vosso conhecimento possam conduzir esses filhos errantes a senda divina do nosso Pai Criador.
            Aos santos Anjos da Guarda, aos poderosos Orixás da Santa Lei de Umbanda, aos bondosos Pretos Velhos, aos caridosos Caboclos e a todas as Linhas Trabalhadoras da Fraternidade, que ajudamos a prestar a caridade, enviamos os nossos agradecimentos e dirigimos-lhes os nossos pedidos de proteção.
            Deem-nos a força para suportamos todas as provas colocadas em nosso caminho em nome da fé e da humildade. E, em Vosso nome e em nome do vosso filho Nosso Senhor Jesus Cristo, pedimos licença para encerrar os trabalhos desta noite.

Que Assim Seja!



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